Title Image

As 4 Ações

O Projeto SALMONLINK inclui 4 grandes ações

Ação 1. Rede entre cientistas e pescadores para a gestão participada do salmão do Atlântico em Portugal: Os objetivos específicos desta ação passam pela criação e consolidação de uma rede de parcerias entre cientistas e pescadores comerciais e recreativos, a operarem na área de intervenção do projeto, apoiada por entidades publicas e privadas responsáveis pela gestão e exploração dos ecossistemas aquáticos e respetivos recursos piscícolas, que se dedique exclusivamente à gestão e conservação das populações de salmão em Portugal. Esta ação inclui tarefas relacionadas com realização de reuniões entre os diferentes parceiros para criação e desenvolvimento da rede para a gestão participada do salmão em Portugal, e com a recolha e gestão de dados de abundância de salmão do Atlântico com recurso a inquéritos aos pescadores comerciais e recreativos, e incluindo a realização de embarques e acompanhamento de jornadas de pesca lúdica.
Ação 2. Estudo-piloto complementar sobre a biologia e ecologia das populações nacionais do salmão do Atlântico: No âmbito desta ação pretende-se realizar um estudo piloto com vista à recolha de informação de base sobre a biologia e ecologia das populações de salmão do Atlântico em Portugal que permita a definição de medidas de gestão e conservação mais adequadas para a espécie-alvo, no âmbito das parcerias entre cientistas, pescadores e restantes entidades envolvidas que serão criadas no âmbito desta operação. Mais concretamente, este estudo pretende: i) caracterizar a distribuição atual do salmão ao longo das bacias hidrográficas onde a sua ocorrência está descrita, e identificar em termos ambientais os seus habitats preferenciais; ii) avaliar a estrutura e diversidade populacional, e o perfil genético, das populações nacionais de salmão e, ao mesmo tempo, compará-las com populações vizinhas, designadamente as que ocorrem no norte de Espanha; iii) caracterizar os padrões de migração do salmão do Atlântico em Portugal. A concretização desta ação no âmbito do SALMONLINK irá permitir também implementar um sistema de recolha de informação sobre o estado das populações de salmão do Atlântico em Portugal que se manterá após a conclusão da operação.
Ação 3. Contexto socioeconómico e cultural da pesca do salmão do Atlântico em Portugal e definição de alternativas sustentáveis à sua exploração: A ação 3 do projeto SALMONLINK pretende avaliar o contexto socioeconómico e cultural inerente ao salmão do Atlântico em Portugal e às atividades de pesca comercial e recreativa associadas, bem como pela definição de alternativas sustentáveis à sua exploração. Para alcançar este objetivo, serão realizadas quatro tarefas: i) caracterizar o perfil socioeconómico e cultural dos pescadores comerciais e recreativos que, de forma intencional ou acidental, incluem na sua atividade a espécie-alvo do projeto; ii) quantificar os custos associados a estas atividades e, por outro lado, os eventuais benefícios socioeconómicos e/ou culturais para estes pescadores que advém da pesca do salmão; iii) caracterizar a importância socioeconómica e cultural que o salmão tem para outros agentes económicos e culturais da área de estudo, com algum tipo de ligação à pesca e aos recursos naturais; iv) com base nas informações recolhidas nesta ação, bem como nas restantes ações do projeto, será proposto um conjunto de alternativas válidas que permitam compatibilizar a proteção das populações nacionais de salmão do Atlântico, com a prossecução de uma atividade pesqueira rentável em termos económicos e recreativos.
Ação 4. Divulgação de resultados e transferência de conhecimentos entre a comunidade científica, os pescadores e o público em geral. Apesar de estar carregado de simbolismo, o salmão do Atlântico é relativamente desconhecido pela generalidade da sociedade portuguesa. Desta forma, na Ação 4 do projeto pretende-se divulgar a problemática associada ao salmão do Atlântico, tendo como público-alvo principal a comunidade piscatória, mas também o restante público em geral. Pretende-se que esta ação constitua um veículo de sensibilização, mudando consciências e a recetividade a este tipo de iniciativas. Está previsto elaborar conteúdos de divulgação relacionados com, entre outros: i) a importância do salmão do Atlântico em termos ecológicos, conservacionistas, socioeconómicos e culturais; ii) as atividades de pesca comercial e recreativa, e a perspetiva social das respetivas comunidades piscatórias, nas bacias hidrográficas e zona costeira adjacente onde a espécie-alvo ocorre; e iii) as atividades de investigação e gestão participada que vêm sendo desenvolvidas, na presente operação e noutros programas anteriores, com vista à proteção e conservação desta espécie ameaçada. As atividades de divulgação previstas no âmbito da presente operação pretendem ainda informar os pescadores e o publico em geral sobre quais as alternativas existentes que permitam compatibilizar a conservação e gestão do salmão do Atlântico em Portugal, com a manutenção de uma atividade pesqueira rentável em termos económicos e recreativos.
Conheça as principais ameaças para o salmão