Instalação de armadilha para captura de juvenis salmões, no rio Mouro
No dia 1 de março de 2022, foi instalada uma armadilha específica para a captura de juvenis de salmonídeos (Rotary Screw Trap – RST) no rio Mouro, afluente localizado na bacia hidrográfica do Minho, e previamente identificado como um afluente preferencial dos salmões para realizarem a sua reprodução.
Após a captura, os indivíduos serão medidos e pesados, assim como alvo de implantação de uma marca PIT (ou registo do código correspondente, caso se trate de um indivíduo marcado anteriormente, no âmbito das campanhas de amostragens realizadas no verão). Irá ser feita a recolha de uma amostra de tecido para análise genética e, a recolha de escamas para identificação da idade. Após este processamento, os indivíduos serão imediatamente devolvidos ao curso de água.
A armadilha irá permanecer até ao final de maio, com o objetivo de avaliar os padrões de movimento e comportamento migratório do salmão-do-Atlântico, mais concretamente: i) caraterizar a dinâmica do processo de smoltificação; ii) identificar qual o pico desta migração; iii) identificar os fatores ambientais associados a estes movimentos.
No Comments