Title Image

Conservação e Ameaças

VALOR SOCIOECONÓMICO

O salmão do Atlântico possui um elevado valor socioeconómico, pois é muito apreciado na pesca recreativa (por exemplo, na pesca à pluma) e é muito importante em termos gastronómicos. Em alguns países, como a Noruega e o Reino Unido, é objeto de cultivo intenso.

Conservação e ameaças - Pescador a praticar a pesca-a-pluma
Pesca à pluma

CONSERVAÇÃO E AMEAÇAS

O salmão do Atlântico está atualmente classificado como “Criticamente em Perigo” – CR, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. A principal ameaça à sobrevivência desta espécie é a perda de habitat causada pela construção de barragens e outros obstáculos que interrompem a continuidade longitudinal dos rios. Outros fatores, como a poluição aquática, a degradação das galerias ripícolas, a extração de inertes dos leitos fluviais e a extração de água para diferentes usos, têm contribuído para a degradação dos habitats preferenciais para esta espécie. Estando as populações portuguesas no limite sul da distribuição da espécie, as alterações climáticas, com o progressivo aquecimento global e o aumento da frequência dos períodos de seca, contribuem para agravar o impacto causado pela redução de habitat. Outro dos impactos que afeta significativamente esta espécie é a mortalidade resultante pela atividade piscatória, sobretudo nas áreas de alimentação marinhas e durante a sua migração reprodutora (ver biologia e ecologia), para além da mortalidade resultante da pesca furtiva.

Conservação e ameaças - Sabia que o rio Minho é a única bacia em toda península ibérica onde ainda é permitida a pesca profissional desta espécie tão ameaçada
Conheça o projeto SamonlInk
Saiba onde ocorre o salmão